- Serviços

Harmonização Orofacial
Entenda a harmonização orofacial de uma vez por todas
Quer entender mais sobre a harmonização orofacial? A DentCare te explica tudo o que você precisa saber!
A harmonização orofacial é um tratamento muito procurado por questões estéticas. Através de alguns procedimentos, é possível dar mais harmonia entre o sorriso e o rosto.
Principalmente buscado por mulheres adultas, a harmonização orofacial ajuda no aumento de autoestima através de mudanças no rosto e sorriso do paciente. Porém, algumas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual profissional buscar para realizar esse tratamento.
Tanto esteticistas quanto dermatologistas podem realizar a harmonização. Além disso, e muitas vezes ignorados, os dentistas especializados também têm a capacidade de realizar esse tratamento.
Para entender melhor os passos de uma harmonização orofacial e como fazê-la em uma clínica odontológica, continue lendo.

O que é harmonização orofacial e como ela funciona
Através do tratamento de harmonização orofacial, buscamos criar uma relação estética e funcional para o sorriso e rosto do paciente. A intenção desse procedimento é corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e diminuir e prevenir rugas.
Tudo isso visando cuidar da saúde e bem-estar de cada um para levar à uma melhora na autoestima.
Você pode se perguntar aqui: como funciona essa consulta?
Em um primeiro momento, o dentista faz uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias do paciente. Juntamente de uma conversa com o/a paciente, o profissional também identifica quais as queixas e objetivos que a pessoa tem.
Assim, torna-se claro o que o paciente espera do procedimento e como é possível melhorar os aspectos estéticos e funcionais.
Procedimentos e indicações da harmonização orofacial
Esse tratamento possui algumas alternativas diferentes de aplicação, cada uma com indicações particulares. Alguns dos principais métodos são a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento com ácido hialurônico e a bichectomia.
Aqui estão alguns detalhes sobre cada método:
Aplicação de toxina botulínica
A substância toxina botulínica, serve para o relaxamento muscular sobre os músculos estriados. Dessa forma, inibindo a liberação de acetilcolina na junção entre o nervo e o músculo-neuro muscular.
Tudo isso quer dizer que:
A contração do produto ajuda a reduzir e desaparecer com as rugas de expressão. Igualmente, ajudando a evitar os vincos na pele e prevenindo as chamadas rugas estáticas — aquelas que ficam evidentes mesmo sem nenhum movimento do rosto.
Essa aplicação pode ser feita para:
- corrigir pequenas assimetrias, por exemplo, a elevação da sobrancelha;
- rejuvenescimento facial através do impedimento da contratura do músculo da face;
- bruxismo (a toxina botulínica ajuda os pacientes que sofrem por apertar ou ranger os dentes durante o dia ou à noite);
- sorriso gengival (pode ser uma técnica complementar ou substitutiva às cirurgias de plástica periodontal).
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância que já está presente em nosso organismo, porém, a produção chega a diminuir cerca de ⅓ com o passar dos anos. Por consequência, deixa a pele desidratada e sem densidade.
A ação dessa substância se dá quando aplicada na derme, uma camada mais profunda da pele, capaz de reter o ácido e cumprir com sua função de hidratar e preencher as rugas e marcas de expressão.
Os principais pontos onde o preenchimento com essa substância pode ser feito incluem o sulco nasolabial (famoso ‘’bigode chinês’’), lábios, olheiras, maçãs do rosto, contorno de mandíbula e preenchimentos de cicatrizes da face.
Dessa maneira, o ácido hialurônico pode ser usado quando a pessoa tem:
- rugas finas no rosto;
- presença de sulcos faciais, como o conhecido “bigode chinês“;
- preenchimento labial;
- rugas periorais (são as “rugas em código de barras” que aparecem na região dos lábios);
- correção de cicatrizes;
- preenchimento malar (é a correção e remodelação da maçã do rosto);
- preenchimento para olheiras e “olhos fundos”.
Bichectomia
A bichectomia é um procedimento com o objetivo reduzir o volume das bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.
Ou seja, é a remoção total ou parcial das bolas de Bichat, estruturas que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto.
Apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento — elas continuam presentes mesmo que ocorra a perda de peso.
Em muitos casos, por questões genéticas, essa estrutura é maior do que o desejado. Ocasionando incômodos estéticos, traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.
A principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela mudança estética.
Esse é um procedimento relativamente simples e minimamente invasivo.
Adicionalmente, por ser feito com anestesia local, é um processo indolor e o pós-operatório é tranquilo. Os resultados também podem ser vistos rapidamente! Em aproximadamente 15 a 20 dias, é possível conferir as primeiras mudanças e, a remodelação total, pode ser notada em 90 dias.
Quem pode fazer a bichectomia costuma ter as seguintes características:
- insatisfação com volume muito grande das bochechas;
- baixa autoestima e insegurança com a aparência do rosto;
- “traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto;
- rosto muito grande ao sorrir;
- falta de definição da linha da mandíbula e pescoço;
- excesso de “papadas” no rosto e pescoço;
- rosto com volume aumentado, mesmo perdendo peso;
- desejo de uma estética facial mais atraente.

Frequência de aplicação e durabilidade dos procedimentos
O preenchimento com ácido hialurônico tem durabilidade de aproximadamente 12 a 18 meses.
Já na aplicação de toxina botulínica, os resultados permanecerão estáveis por cerca de quatro a seis meses. Geralmente, pode ser realizado no intervalo de 6 meses. Porém, se realizado em excesso, pode ocorrer o “efeito vacina” — quando a toxina não faz mais efeito.
Quem pode fazer harmonização orofacial?
Tanto homens quanto mulheres podem passar pelo tratamento de harmonização orofacial — contanto que tenham acima de 25 anos de idade.
Além disso, se o desejo do paciente é melhorar a harmonia da face de maneira estética e/ou funcional, esse tratamento é até recomendado.
Já ouviu falar em aplicação toxina botulínica preventiva?
O uso da toxina botulínica não é exclusivo para tratamento de rugas já existentes, ele também pode fazer a função de prevenção de linhas de expressões. Isto é, evitar que a musculatura marque a pele e transforme as rugas dinâmicas, que são causadas por expressões como sorrir ou levantar as sobrancelhas, em marcas estáticas.
Mas isso acontece com todos?
Na verdade, pode variar de acordo com cada pessoa. Nem todo mundo tem uma intensidade maior na expressão facial, sendo que, quando há menos força, a tendência é que haja menos demarcação de rugas.
Além disso, cada rotina de alimentação, ingestão de água e exercícios físicos pode alterar como a pele reage quanto à formação de rugas.
Benefícios de fazer sua harmonização orofacial na Dentcare
Para obter o melhor resultado, o primeiro passo para se tratar uma face são as medições das proporções faciais.
A interpretação e o relacionamento dessas medidas é de fundamental importância para recompormos as proporções para cada tipo facial. Assim, evitando excessos nos procedimentos e fugindo da artificialidade.
Além de uma equipe habilitada, estrutura para os procedimentos e a utilização dos melhores materiais, o profissional sempre fará uma avaliação prévia entendendo a expectativa e explicando como funciona todos os procedimentos ao paciente.
Ficou interessada?
Estamos empenhados em proporcionar uma experiência única e agradável a todos os nossos pacientes.
Venha nos visitar e descubra por que somos a escolha de referência para sua saúde bucal em Palhoça, SC.
Agenda a sua avaliação ainda hoje!