fbpx

Como aumentar sua autoestima através da estética dental

Quer deixar o seu sorriso ainda mais branquinho e lindo? Confira essas alternativas da estética dental na melhor clínica odontológica da Palhoça!

A estética dental oferece várias maneiras de tornar o seu sorriso mais bonito. Dentre elas, o clareamento dental é uma das principais. Quer conhecer mais alternativas? Continue lendo!

Muitas pessoas optam por marcar uma consulta no dentista por motivos puramente estéticos. Inclusive, a estética dental é uma das áreas mais procuradas atualmente. Ela abrange tratamentos como o clareamento dental e a correção do alinhamento dos dentes.

Alguns outros procedimentos, por exemplo, as facetas dentárias e as lentes de contato dental, também se classificam como tratamentos estéticos.

Apesar de serem menos conhecidos, possuem um efeito excelente e devem ser considerados como alternativa para dentes mais brancos e um sorriso maravilhoso. 

Aprenda mais sobre esses processos a seguir.

O que são as facetas e como elas melhoram o sorriso?

As facetas dentárias são uma alternativa para melhorar a aparência dos dentes, deixando-os mais brancos e simétricos. Basicamente, elas são próteses que são colocadas na frente do dente.

Geralmente, esse procedimento pode ser feito com resina ou porcelana. Através de uma avaliação feita com o dentista, será determinado o melhor tipo e indicação para cada pessoa.

As indicações para cada tipo são:

  1. Resina
  • Fratura em dentes anteriores com restaurações antigas;
  • tratamentos estéticos de urgência.
  1. Porcelana
  • Correções pronunciadas de cor (fluorose, manchas e escurecimento dental);
  • transformações de forma dos dentes e linha do sorriso;
  • pequenos desgaste por bruxismo;
  • pequenas correções de mau posicionamento dental.

E qual a durabilidade desse procedimento? 

Existe um tempo certo para fazer a substituição das facetas?

Em um primeiro momento, pesquisas científicas sobre a durabilidade de facetas dentárias em porcelana apontam que, passados 10 anos da instalação, 92% delas mostram-se com estética e adaptação satisfatórios. Ou seja, sem a necessidade de substituição.

Por outro lado, algumas pesquisas também mostram que o tempo de durabilidade da resina é inconclusivo. Desse modo, cada caso poderá ter suas particularidades.

Outra característica marcante da porcelana é a manutenção do brilho e cor por tempo mais longo. Apesar dos avanços nas suas propriedades estéticas e de resistência, a resina composta amarela e perde a lisura superficial com o tempo — fato que exige cuidados redobrados com relação à ingestão de alimentos ácidos ou ricos em corantes )como vinhos, chás, café e tabaco).

De qualquer forma, a seleção da técnica correta depende de exame clínico e radiográfico cuidadoso, visando recuperar a harmonia e beleza do seu sorriso.

O que causa mancha nos dentes? O que fazer para tratar?

Manchas nos dentes são uma queixa comum em consultórios odontológicos. E um dos motivos é que há várias causas possíveis para o surgimento delas. De maneira geral, essas manchas podem ser causadas por fatores externos ou maus hábitos alimentares e de higiene.

Entre as suas causas, encontramos:

  • cigarro;
  • bebidas e alimentos pigmentados: café, vinho, refrigerantes a base de cola, curry etc.;
  • traumas: o sangramento em um dente que sofreu um grande impacto pode infiltrar nos túbulos dentinários dando ao dente machucado um aspecto escurecido;
  • tetraciclina (antibiótico usado para tratar alguns tipos de infecções): quando utilizado em grande quantidade ou por tempo prolongado pode causar manchamento. Em grávidas e na primeira infância ele é contra-indicado, pois pode provocar manchas escuras tanto em dentes de leite como em dentes permanentes;
  • flúor: o excesso de flúor (fluorose) pode causar manchas brancas ou escuras;
  • perda de cálcio nos dentes: manchas brancas causadas por cárie, uso de aparelhos ortodônticos, fluorose e hipoplasia do esmalte;
  • restaurações de amálgama;
  • cárie e doença periodontal;
  • má formação do esmalte por problemas congênitos.

Agora que esclarecemos as causas das manchas nos dentes, qual o melhor tratamento para sumir com elas? Bom, as técnicas mais comuns são:

  • clareamento dental;
  • facetas de porcelana ou resina;
  • microabrasão do esmalte.

Esse último é um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração de cor, estrutura ou desmineralização é removida.

Isso acontece por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente abrasivo (pedra-pomes ou carboneto de silício), assim expondo uma camada mais profunda de esmalte com características normais.

Profilaxia dental: por que e com qual frequência devemos fazer?

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando “o que é profilaxia dental?”. E a resposta: nada mais é do que a limpeza preventiva dos dentes feita pelos dentistas.

E quais os benefícios dela?

Além de conservar a saúde bucal, a limpeza periódica elimina manchas, remove o tártaro e a placa bacteriana. Igualmente, previne contra o mau hálito e permite a identificação de cáries, infiltrações, gengivites e periodontites, entre outras doenças.

O paciente que realiza limpezas regularmente desenvolve menos problemas bucais, já que o procedimento remove o acúmulo de resíduos que permanecem mesmo com a higienização diária.

O uso de próteses e/ou implantes não elimina a necessidade de limpeza. Por isso, é importante que os portadores de próteses dentárias e/ou implantes dentários realizem essa limpeza periodicamente para evitar a perda do tratamento reabilitador.

Algo que muitas pessoas se perguntam e talvez você esteja pensando agora também é: como planejar o calendário de limpeza?

De maneira geral, recomenda-se a realização da profilaxia de seis em seis meses. Contudo, a frequência pode variar de acordo com cada situação. Em alguns casos, o dentista pode recomendar o retorno em um ano ou propor intervalos de três meses.

Afinal, o que é a lente de contato e por que ela é tão falada?

Semelhante à faceta dentária, a lente de contato dental é uma camada fina feita para cobrir a frente de um dente. Porém, ao contrário da faceta, as lentes apresentam menor desgaste da estrutura dental, o que torna o procedimento mais conservador.

Essa camada fina, feita especialmente para cobrir a frente de um dente, é feita de  porcelana — recomendada por ser mais resistente. As lâminas (que têm entre 0,2 e 0,5 milímetros) são confeccionadas de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Por essa razão, uma consulta prévia é fundamental para que a estrutura bucal de cada pessoa seja analisada, verificando se as lentes são de fato indicadas ou não para o caso.

E, falando nisso, quais são os casos em que se usa uma lente de contato dental?

De modo geral, o procedimento é uma medida da estética dental e pode ser utilizado em muitos casos, desde que não apresente muito comprometimento estrutural. Veja alguns deles:

  • possibilidade de correção de dentes separados, também conhecidos como diastemas;
  • correção da aparência nos casos de dentes prejudicados por ocorrência de cáries ou quebrados;
  • alinhamento do tamanho dos dentes;
  • aumento do tamanho dos dentes, quando eles são muito pequenos em relação ao tamanho do rosto ou da boca;
  • clareamento de dentes manchados, amarelados ou escurecidos por causas diversas.

Enfim, a lente de contato dental é uma ótima alternativa para quem está buscando uma solução estética compatível com os resultados oferecidos por esse procedimento.

Quer aprender mais sobre a estética dental? Siga a gente no Instagram para estar sempre por dentro de novidades e dicas!

O que é Invisalign

Solicite um orçamento personalizado
às suas necessidades.

Sua solicitação de agendamento foi realizada com sucesso.

Nossa equipe entrará em contato em breve confirmando o dia e horário de sua avaliação.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Olá Posso te ajudar?