fbpx

Entenda mais sobre o bruxismo: o que é, causas e tratamentos

Dor de cabeça constante, dificuldade para mastigar, dor na mandíbula, tudo isso pode ser devido ao bruxismo. Entenda mais sobre o assunto.

Bruxismo é um problema que se tornou bastante comum durante a pandemia do Covid-19. Mas o que é isso? Quais são as causas? Como tratar? Tudo isso está respondido aqui.

Durante o ano de 2020, as reclamações e casos de bruxismo aumentaram consideravelmente. O fato de passar por uma pandemia e não ter uma perspectiva para o final dessa situação afeta muito o bem-estar das pessoas.

Aliás, é preciso mencionar que essa desordem ocorre, em parte, por conta do estresse e fatores emocionais. Agora fez mais sentido, né?

Inclusive, muitos sintomas tão comuns podem estar associados ao bruxismo. 

Por exemplo, dores de cabeça. Então, se você suspeita de bruxismo, continue lendo esse post para entender se é realmente o seu caso.

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes. Mais comumente, acontece durante o sono. Porém, pode ocorrer durante o dia.

É um problema que não deve ser ignorado. Afinal, esse ranger e apertar podem causar problemas como achatar, lascar, fraturar, amolecer ou soltar os dentes. 

Em certos casos, mais graves, problemas maiores podem acontecer, como perda dentária e problemas na articulação temporomandibular.

Articulação o que? Calma, esta é uma articulação localizada na base do crânio, em frente à estrutura da orelha, e se liga à mandíbula e maxila. Por esse motivo ela pode ser afetada com o ranger ou apertar dos dentes.

Quais são os sintomas do bruxismo?

Entre os sintomas mais comuns estão dor de cabeça, dor na mandíbula, no pescoço, no ouvido e nos músculos da face. Além desses, podemos citar zumbido no ouvido, alterações no sono e estalos ao abrir e fechar a boca.

Pode ser difícil para você saber se tem bruxismo ou não. Isto porque as “crises” costumam acontecer durante o sono.

Então, se não tem ninguém dormindo com você ou por perto para escutar se está acontecendo o ranger de dentes, é complicado determinar se as suas dores são devidas à essa condição.

De qualquer maneira, se você apresenta esses sintomas (alguns deles, pelo menos) com frequência, pode ser hora de procurar o dentista.

Quais são as causas do bruxismo?

Existem dois caminhos pelos quais podemos passar para determinar as causas do bruxismo.

O primeiro é físico, onde há problemas ósseos, na gengiva ou na articulação da gengiva. O segundo é mental, ou seja, ligado a fatores psicológicos.

Tendo isso em mente, podemos adicionar que estresse, ansiedade e noites mal dormidas estão entre os maiores gatilhos para o bruxismo.

Adicionalmente, nutrição e má alimentação também podem estar relacionadas com essa desordem.

Qual o tratamento para bruxismo?

O tratamento do bruxismo é focado em reduzir a dor e preservar os dentes. Afinal, não existe uma cura definitiva para essa condição.

A placa dentária em acrílico é indicada na maioria dos casos. O uso desse tipo de dispositivo para dormir é feito sob medida para encaixar entre os dentes protegendo-os do impacto.

Apesar de não ter cura, as placas auxiliam na melhora dos sintomas.

A procura de atividades de relaxamento, que auxiliam no combate do estresse cotidiano, também pode contribuir para o controle do bruxismo. Apesar do transtorno não ser perigoso, pode causar danos permanentes.

Por isso, é importante sempre consultar um especialista para que, após a conclusão do diagnóstico, a melhor forma de tratamento seja indicada.

Bruxismo infantil: é a mesma coisa?

De maneira geral, os quadros para adultos e crianças são bem parecidos. Confira algumas informações que podem indicar como lidar com a situação dos seus filhos:

Crianças também passam pelo bruxismo e, embora possa acontecer em qualquer idade, vemos mais casos até os 6 anos de idade. Logicamente, por conta de ser o período em que os dentes ainda estão nascendo e se ajustando na boca da criança.

As causas podem vir, assim como acontece com os adultos, de estresse e ansiedade. Porém, também ocorre devido à má oclusão, mordida desalinhada ou doenças alérgicas e/ou respiratórias.

Os sintomas do bruxismo em crianças são similares:

  • dores no maxilar, pescoço e ouvido;
  • zumbido no ouvido;
  • interrupções no sono;
  • dificuldade na mastigação;
  • sangramento de gengiva.

E o tratamento? É o mesmo? Pode ser, existe sim a placa de mordida para reduzir as consequências do bruxismo infantil e a terapia é recomendada. Entretanto, outra alternativa apresentada é o tratamento ortodôntico.

Onde procurar ajuda?

Duas especialidades que você precisa priorizar quando suspeitar de um caso de bruxismo são: odontologia e psicologia.

Primeiro, o dentista ajudará a reduzir os sintomas, cuidar dos danos causados em seus dentes e conferir se não há nenhum problema físico causando seu bruxismo.

Depois, um psicólogo dará auxílio para encontrar os motivos do seu estresse e ansiedade que desencadeiam no bruxismo.

Agende sua avaliação aqui na Dentcare, clínica odontológica em Palhoça, para entender se você está passando pelo bruxismo. A Dra. Nadine lhe dará todas as informações e recomendações necessárias para melhorar seu sono e bem-estar.

O que é Invisalign

Solicite um orçamento personalizado
às suas necessidades.

Sua solicitação de agendamento foi realizada com sucesso.

Nossa equipe entrará em contato em breve confirmando o dia e horário de sua avaliação.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Olá Posso te ajudar?