Cárie é um problema muito comum, mas, muitas vezes, ele passa despercebido pela falta de sintomas no início da doença.
Embora seja mais fácil encontrar crianças com cárie, o problema surge em adultos também. Fatores como hereditariedade e higienização incorreta dos dentes podem causar cárie dentária.
De modo geral, existem três tipos de cáries.
A diferença entre eles se dá mais pelo local da boca que atinge do que pelo tipo de bactéria proliferada, o mais comum se dá na superfície dos dentes ou entre eles.
Outros tipos podem atingir a gengiva, restaurações e coroas dos dentes. E o que fazer quando suspeitar de cáries nos dentes? Vamos descobrir a seguir.
O que é a cárie?
A cárie é uma doença multifatorial e contagiosa causada por bactérias naturalmente presentes na boca. O acúmulo dessas bactérias forma uma placa nos dentes que, posteriormente, perfuram os dentes e causam dores e desconforto.
Podendo aparecer tanto em dentes de leite ou dentes permanentes, ela é bastante comum em crianças. Por que isso? Devido a higienização dos dentes.
É preciso reforçar para os seus filhos que eles devem escovar os dentes após cada refeição e passar fio dental pelo menos uma vez ao dia. Essa é uma maneira que pode evitar a cárie na infância.
Porém, também existe a possibilidade de ser um problema hereditário. Nesse caso, se o pai ou a mãe tem histórico de cáries, a criança deve ser acompanhada por um dentista desde os primeiros dentinhos.
Como saber se estou com cáries?
Normalmente, por ser uma doença dentária tão comum, a primeira coisa que nós pensamos quando sentimos dor de dente é na cárie. Para confirmar se realmente é esse o seu problema, há outros sintomas para prestar atenção.
Por isso, para saber se você ou seus filhos estão com cáries, você deve ficar atento aos sintomas:
- dor de dente;
- dor ao morder;
- manchas brancas ou marrons;
- sensibilidade ao calor e ao frio;
- sensibilidade com alimentos doces;
- gengiva inchada ou dolorida.
Esses são alguns dos principais, mas alguns outros também podem se fazer presente. A melhor maneira de saber se você está com cáries é marcando uma consulta com o seu dentista.
Como prevenir a cárie?
Então, quais medidas tomar para evitar o surgimento dessa doença?
Além de seguir as recomendações dadas pelo próprio profissional, também temos algumas dicas para você:
- escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia;
- usar fio dental diariamente;
- manter a limpeza profissional em dia (o recomendado é de 6 em 6 meses);
- usar produtos de qualidade, recomendados pelo seu dentista;
- cuidar da alimentação.
O que fazer para tratar cáries?
Agora, para tratar a cárie, não tem outra alternativa: você precisa marcar uma consulta com um dentista. Para todas as situações, não existem tratamentos caseiros.
Além disso, o tratamento será realizado de acordo com a gravidade do problema.
Ou seja, quando a cárie é diagnosticada em uma fase inicial, estando apenas na superfície do dente, o tratamento é menos invasivo. Já quando a doença está avançada, é preciso realizar um tratamento mais completo.
Em alguns casos, o tratamento de canal também acaba sendo necessário para poder restaurar completamente os dentes e a gengiva do paciente. E em alguns casos mais avançados pode ocorrer até a perda do dente.
Agende sua avaliação na Dentcare
Aqui na Dentcare, a Dra. Nadine fará sua primeira avaliação, determinando qual o problema dos seus dentes e qual é a melhor alternativa para solução.
Você pode agendar uma consulta em nosso site ou pelo nosso WhatsApp. Aguardamos a sua visita 😉
 
 

