fbpx

Quais são as causas e soluções para o mau hálito?

Por que acontece o mau hálito? O que fazer? Como acabar com o mau hálito? Leia mais sobre isso aqui no nosso blog.

Muitas pessoas se sentem constrangidas pelo mau hálito. Inclusive, elas tentam ignorar o problema ao usar balas de menta ou o próprio enxaguante bucal para melhorar o cheiro na boca. Porém, o mau hálito pode ser indicativo de problemas mais sérios.

Também conhecido como halitose, o mau hálito é uma queixa bastante comum. Muitas vezes, algumas mudanças de hábitos alimentares e de higiene bucal conseguem resolver esse incômodo.

Em certos casos, o mau hálito é uma resposta de doenças mais graves. Por exemplo, doenças hepáticas, renais ou, até mesmo, câncer.

Por isso, antes de partir para as dicas para acabar com ele, vamos responder:

O que causa o mau hálito?

Ainda que uma das causas possa ser a falta de higiene bucal, ou a escovação feita de maneira incorreta, várias pessoas sofrem com a halitose por consequência de algumas doenças como:

Doenças bucais

Ele pode acontecer por conta de doenças bucais, como o tártaro e gengivite, onde ocorre uma proliferação de bactérias que liberam o mau cheiro na boca. Para esses casos, a visita ao dentista para realização de uma limpeza pode resolver o problema.

Problemas no aparelho digestivo

Problemas como refluxo e gastrite podem fazer com que o estômago demore mais para realizar a digestão, causando um acúmulo de bactérias que irão causar mau hálito.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias (sinusite, laringite, rinite, etc.) também entram na lista de causadores dos odores desagradáveis na boca. Nesse caso, o cheiro pode começar por conta de uma acúmulo de secreção na garganta e nariz que acaba levando ao mau hálito. 

Acúmulo de alimentos nos dentes

Por mais que você escove os dentes pelo menos de 3 a 4 vezes ao dia, a higienização mais apropriada inclui o fio dental. Caso não use com frequência, uma limpeza mais completa e regular pode ajudar a diminuir os odores.

Uso de tabaco

Fumantes naturalmente não tem um hálito agradável. Mas ele fica pior ainda com a falta de higiene após o ato de fumar. Com o tempo, as substâncias contidas no cigarro que ficam acumuladas na boca apenas pioram e causam um odor mais forte e desagradável ainda.

O que você pode fazer para melhorar o mau hálito?

Praticar algumas mudanças de hábito, que irão melhorar consideravelmente o problema pode ser uma solução. Dentre eles:

Evitar ficar muitas horas sem se alimentar

Você vai perceber que, quanto mais tempo ficar sem comer, mais o mau hálito vai se fazendo presente. Isso porque aumenta a produção de suco gástrico no estômago, causando gases que levam ao mau cheiro na boca.

Junto disso, quanto mais tempo sem ingerir alimentos, mais a sua boca vai secando e parando de salivar. Pois, quanto menor a produção de saliva, mais o cheiro ruim na boca se faz presente.

Por isso, é recomendado que você coma algo a cada 3 horas.

Escolher bem os seus alimentos

Alguns alimentos, como a cebola e o alho, deixam os cheiros na boca mais fortes. Enquanto isso, alternativas como maçãs e cenoura, que possuem grande quantidade de fibras, podem ser consumidas sem preocupação.

De maneira geral, alimentos muito gordurosos, assim como os alimentos de cheiros fortes (como alguns tipos de queijo) aumentam as causas para o mau hálito e devem ser reduzidos da sua alimentação. 

Beber bastante água

Como falado anteriormente, a secagem de saliva leva ao mau hálito. Dessa maneira, beber bastante água durante o dia ajuda na produção de saliva e a evita o mau hálito. Além dos inúmeros outros benefícios que a água traz para o nosso sistema, é uma maneira simples de evitar esse problema chato.

Faça a higiene bucal corretamente

Não é apenas uma questão de escovar os dentes e passar fio dental. Você deve fazer isso do jeito certo.

E qual seria esse?

Realizar a escovação com calma, garantindo que todas as superfícies estejam sendo escovadas. Além do mais, o ideal é que você escove os dentes quando acordar e após cada refeição, limpando a língua em cada um desses momentos.

Mesmo após a escovação, restos de alimento podem ficar entre os dentes, em pontos onde a escova não atinge. Por isso, é essencial adicionar o fio dental na sua rotina de higienização.

Outra dica: use sempre produtos recomendados pelo seu dentista, a qualidade deles faz a diferença. Assim como o tempo da troca de sua escova de acordo com a orientação do dentista.

Visite o dentista

Não podíamos deixar de falar sobre a importância de visitar o dentista com regularidade. O processo de limpeza, conhecido como profilaxia, deve ser realizado de 6 em 6 meses.

Inclusive, a primeira coisa a fazer quando você começar a notar que está ficando com mau hálito com muita frequência é agendar a sua consulta. Assim, logo de cara você já analisa e elimina a existência de doenças mais sérias.

Como a Dentcare pode te ajudar

Aqui na Dentcare, a Dra. Nadine faz uma avaliação inicial antes de realizar qualquer procedimento. Dessa forma, vendo exatamente quais são as suas necessidades e qual tipo de tratamento você precisa. 

Através de uma conversa aberta com o paciente, a Dra. Nadine explica qual a melhor forma de lidar com os problemas encontrados e como funciona a solução. Assim, atendendo todos os desejos e necessidades de cada paciente.

Quer saber mais como funciona essa avaliação? Um de nossos diferenciais é que você pode escolher o dia e horário que mais se adequa À sua rotina, seja manhã, tarde ou noite. 

Faça seu agendamento agora em nosso site ou nos chamando no WhatsApp!

O que é Invisalign

Solicite um orçamento personalizado
às suas necessidades.

Sua solicitação de agendamento foi realizada com sucesso.

Nossa equipe entrará em contato em breve confirmando o dia e horário de sua avaliação.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Olá Posso te ajudar?