fbpx

Quer um sorriso lindo? A ortodontia é o caminho

Dentes tortos, separados ou para a frente podem ser desanimadores, certo? Mas existe uma solução simples e a Dra. Nadine explica tudo sobre o assunto!

Seja para se sentir mais bonita ou para cuidar de uma questão de saúde, muitas pessoas buscam a solução para seus sorrisos na ortodontia. Ou seja, no uso do aparelho ortodôntico. 

Mas ele é realmente necessário? Quais os casos indicados? Qual a idade para esse tratamento? Qual o tipo de aparelho dental para o meu problema?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com facilidade por um especialista. E é exatamente o que você vai encontrar aqui.

A Dra. Nadine, especialista em ortodontia da DentCare, respondeu algumas das principais questões em relação ao aparelho ortodôntico. Continue lendo para saber tudo sobre os aparelhos ortodônticos!

Quando é necessário usar aparelho ortodôntico?

De modo geral, os aparelhos são indicados para os pacientes que querem melhorar a estética do sorriso e alinhar os dentes.

Além da estética, não podemos esquecer que também se trata da saúde do paciente!

Há casos em que os dentes nascem fora de posição ou alteram essa posição ao longo da vida. Contudo, algumas vezes, pacientes com problemas de mastigação, respiração e, até mesmo, de auto-estima podem ser indicados a passar por um tratamento ortodôntico.

Corrigimos o posicionamento dos dentes, restabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentárias, por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.

Existe alguma contraindicação para o tratamento ortodôntico?

Sim, contraindicações sistêmicas e locais temporárias podem existir.

Primeiro, dentre as locais, destacamos doenças gengivais crônicas com grandes perdas de sustentação óssea dos dentes.

Nesses casos, o planejamento do tratamento deve ser feito em conjunto entre o ortodontista e periodontista, o paciente deve estar ciente que pode haver perdas dentárias. 

Outras contraindicações podem estar relacionadas à doenças sistêmicas hormonais, sem o devido controle médico, e doenças auto-imunes. Nesses casos, o controle da doença pelo médico deve ser prioridade — bem como a avaliação do custo-benefício do tratamento ortodôntico para o paciente. 

Tratamento ortodôntico em adultos demora mais tempo?

Não existe uma resposta definitiva, já que irá depender do tipo de problema e do tratamento planejado.

A principal diferença biológica entre um adulto e um adolescente é a densidade do osso. Os adolescentes possuem densidade óssea menor comparada ao adulto, o que torna a movimentação dos dentes mais fácil.

O tratamento ortodôntico dói?

A sensibilidade à dor é muito individual, de maneira que alguns pacientes relatam mais dores que outros. Normalmente, as dores da movimentação dentária acontecem após as ativações dos aparelhos e persistem por, no máximo, 3 dias.

 Nesse período, caso seja necessário, um analgésico pode ser utilizado.

Existe algum risco em realizar um tratamento ortodôntico?

O maior risco de um tratamento ortodôntico é a uma pequena reabsorção das raízes dos dentes. Raramente, as reabsorções podem acontecer em maiores proporções, dependendo de variáveis como: 

  • anatomia dentária;
  • doenças sistêmicas;
  • descontroles hormonais;
  • predisposição individual.

Alguns trabalhos também citam a influência genética, mas, nesse caso, ainda sem comprovação.

E qual a melhor forma de prevenir essas reabsorções? 

Isso seria por meio do controle radiográfico periódico. Caso sejam notadas reabsorções maiores que as esperadas, um replanejamento do tratamento, a interrupção temporária e o espaçamento maior entre as consultas são as melhores indicações.

Qual idade ideal para iniciar um tratamento ortodôntico?

Não existe uma idade ideal, dependerá do tipo de problema apresentado. 

Recomendamos que uma primeira visita ao ortodontista seja feita por volta dos 5 anos de idade, quando começam as trocas dos dentes de leite pelos permanentes. Entretanto, mordidas abertas e cruzadas anteriores e/ou posteriores devem ser tratadas o mais cedo possível.

Em caso de dúvidas, não hesite em marcar uma consulta.

Qual o limite máximo de idade para iniciar um tratamento ortodôntico?

Da mesma forma que não existe uma idade mínima para se iniciar um tratamento ortodôntico, também não existe um limite de idade.

Ou seja, a idade não representa contraindicação ao tratamento.

Assim, pacientes adultos em todas as fases da vida podem se beneficiar da ortodontia. Mas claro, cada caso deve ser analisado criteriosamente para que o tratamento respeite os limites biológicos que a idade pode trazer.

Quais os tipos de aparelho ortodôntico que podem ser utilizados?

Aparelho fixo convencional metálico

Esse é o tipo mais comum de aparelho, caracterizado pela presença de fios, bandas e braquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso de borrachinhas (ligaduras elásticas). 

O aparelho fixo apresenta resultados bem satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de casos. Em contrapartida, sua higienização pede bastante cuidados.

Aparelho fixo convencional estético

Semelhante ao aparelho fixo convencional metálico, mas com uma diferença considerável: 

Os braquetes são transparentes e imperceptíveis — principalmente a longas distâncias. 

Aparelho fixo autoligável metálico

Esse modelo não necessita de borrachinhas, pois o fio ortodôntico é preso diretamente no braquete. Em consequência, o seu uso é mais confortável e discreto. 

Outra vantagem desse aparelho é que seus braquetes são menores se comparados com o convencional. Logo, um aparelho mais fácil para higienização do paciente. Adicionalmente, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento mais rápido na maioria dos casos.

Aparelho fixo autoligável estético

Similar ao aparelho fixo autoligável metálico, o seu diferencial é a peça ser da cor do dente e ainda mais discreta quando comparado ao metálico. 

Alinhador invisível (Invisalign)

O aparelho Invisalign é um aparelho transparente que substitui o tradicional aparelho fixo.

Esse aparelho ortodôntico tem três características principais que o tornam superior ao fixo: é transparente, removível e confortável.

Por não ter fios, braquetes e bandas, todo o processo é mais discreto e confortável. Mais que isso, a confecção é feita de acordo com cada paciente em uma impressora 3D.

Aparelhos para ortopedia funcional dos maxilares

São aparelhos fixos e móveis, recomendados para crianças e adolescentes. Sua principal função é solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares.

O que acontece se os problemas ortodônticos não forem tratados?

Há a possibilidade de ocorrerem maiores problemas dentais caso não seja feito um tratamento ortodôntico quando necessário.

Por exemplo, dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais (perda de osso em torno dos dentes). Isso devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados.

No mesmo sentido, dentes protruídos (dentes para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Em outras palavras, a má oclusão pode levar a desordens articulares (DTM’s), fazendo com que o paciente sinta dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais. 

Em ambos casos, a autoestima fica prejudicada.

Diferenciais da Dentcare no seu tratamento com aparelho ortodôntico

Seu tratamento ortodôntico na Clínica Odontológica DentCare – Palhoça é feito pela nossa responsável técnica Dra. Nadine Nayla de Andrade, especialista em ortodontia, credenciada Invisalign e com vários cursos na aréa.

Desde a primeira consulta até o planejamento do caso, são esclarecidas todas as dúvidas e entendidas as expectativas do paciente.

Em adição, no decorrer do tratamento é feito o acompanhamento por fotos e câmera intra-oral sempre buscando a excelência no resultado.

Para agendar a sua avaliação sem custos, acesse nosso site e preencha o formulário!

O que é Invisalign

Solicite um orçamento personalizado
às suas necessidades.

Sua solicitação de agendamento foi realizada com sucesso.

Nossa equipe entrará em contato em breve confirmando o dia e horário de sua avaliação.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Olá Posso te ajudar?